Professora e aluna assaltadas a poucos metros do ICHS
por Ivana Barreto *
Mais uma vez, a comunidade acadêmica da Rural é vítima da ação de assaltantes. Na noite de terça-feira, por volta das 20h30, no ponto de ônibus que fica a poucos metros do prédio do ICHS, na BR 465 (antiga Rio-São Paulo), a professora do curso de Letras Marli Hermenegilda Pereira e uma aluna do mesmo curso foram assaltadas por um indivíduo que já saiu do carro com a arma na mão. Depois de abordadas, as duas tiveram que entregar documentos, celulares, cartões, dinheiro e até material acadêmico. Embora mais pessoas estivessem no ponto, apenas as duas foram roubadas.
Segundo a professora, que foi levada com a aluna pela segurança da Universidade até a 48ª DP para registrar a ocorrência, no horário em que ocorreu o assalto já não havia o carro da vigilância do campus no local, o que, sem dúvida, facilitou a ação dos criminosos. A seguir, o ICHS em Foco reproduz o e-mail enviado pela docente. No texto, ela desabafa e diz desejar “que a próxima gestão olhe com muita atenção para esta questão que está se tornando corriqueira em nossa Universidade”.
Por entendermos que o jornalismo cumpre uma função social, e é isso que ensinamos em sala de aula, enviaremos este texto às três chapas que concorrem às eleições para a nova administração central da UFRRJ. Embora o ICHS em Foco seja um laboratório de aprendizagem para nossos discentes, acreditamos que ele também cumpre, no âmbito da Universidade, a função que qualquer veículo de comunicação cumpre: informar para tentar levar, quando necessário, às mudanças. Como professora, editora do Blog e simplesmente como cidadã me sinto, como muitos colegas de trabalho, ameaçada pela insegurança que nos atinge, especialmente no turno da noite.
* docente do curso de Jornalismo e professora-orientadora do ICHS em Foco.
Caros colegas,
Vocês não precisam responder a este e-mail. É apenas um desabafo, um alerta. Ontem, por volta das 20h30, eu e a aluna Isabela, do curso de Letras, fomos assaltadas no ponto de ônibus que fica em frente ao ICHS. Havia mais pessoas, mas somente nós duas fomos assaltadas. Quero constar que, neste horário, já não havia o carro da vigilância do campus. Um indivíduo chegou de carro, parou por trás do ponto e já desceu com a arma na mão. Levou tudo nosso: documentos, celular, cartões, dinheiro, material acadêmico. Ficamos sem dinheiro até para a passagem. Fui, junto com a aluna, até a secretaria do IE e lá dois funcionários muito gentis nos atenderam, tentaram nos acalmar e ligaram para a segurança. De lá, os seguranças nos levaram para a delegacia para fazer o BO. Depois, consegui falar com meu marido e ele foi me buscar e acabou também levando a aluna até perto da casa dela. Esta ficou muito desesperada com tudo que ocorreu. Cheguei mais de meia-noite e fiquei até agora bloqueando os cartões. Agora, estou aqui, de frente para este computador, para que esse caso se torne público. Desejo que a próxima gestão olhe com muita atenção para esta questão que está se tornando corriqueira em nossa Universidade.
Ab. prof.a Marli do Curso de Letras